Ensino Fundamental I
O Ensino fundamental corresponde a segunda fase da educação básica, e nós do Colégio Oliveira Castro, temos o objetivo de ampliar as experiencias dos nossos alunos através do senso crítico, ampliando seus questionamentos através de experiencias práticas de aprendizagem. É importante ressaltar que esse é o momento que a criança começa a amadurecer todas as suas competências, suas habilidades e as aprendizagens desenvolvidas na Educação Infantil, como ler, escrever e realizar operações matemáticas básicas, além de sua compreensão do ambiente social, político, das artes e dos valores básicos da sociedade..
Toda nossa proposta e prática pedagógica está baseada na BNCC – Base Nacional Comum Curricular, definindo os direitos de aprendizagem de cada criança essencial para garantir o respeito ao modo como as crianças aprendem, permitindo assim o desenvolvimento das respectivas habilidades e competências de acordo com sua idade.
DIFERENCIAIS
- Infraestrutura física com amplas áreas verdes;
- Projeto Robótica 2º ao 5º ano;
- Programa Bilíngue para turmas 1º ano;
- Recreação;
- Serviço de Orientação Psicológica – SOP;
- Projetos Pedagógicos;
- Sistema de Tempo Integral.
Nossos Projetos
Jornada de Ciências:
Evento destinado a partir do 4º e 5 anos ano onde os alunos divulgam seus conhecimentos científicos através de exposições e trabalhos culturais especialmente na área das ciências da natureza; enfatizando os problemas ambientais atuais, despertando o interesse e a criatividade dos alunos a essa questão, possibilitando, assim que eles se tornem cidadãos conscientes em relação ao meio ambiente, e acima de tudo, preparados para um “novo mundo” onde a natureza precisa ser tratada com a importância que realmente merece.
Jornada de Leitura:
A Literatura é uma das grandes fontes do saber e do prazer em ler na vida de todos nós. Presente na vida em todas as fases, é imprescindível sua valorização e apreciação dentro da proposta de aprendizagem dos alunos. Com isso, a Jornada de Leitura expõe trabalhos variados sobre alguns gêneros textuais que os alunos aprendem no decorrer do ano.
Família Parceira
Valorizando a comunicação e a parceria dos pais X Escola, regularmente são enviados textos informativos sobre diversos assuntos referentes à idade e nível escolar que as crianças se encontram, a fim de ajudar os pais na difícil tarefa de educar seus filhos. São também promovidos alguns encontros de pais individual e coletivamente com a finalidade de orientação pedagógica.
Literatura Viva e Belas Artes
Nosso projeto de literatura e Artes tem uma proposta lúdica, os alunos trabalham as histórias dos livros paradidáticos vistos em sala, através das artes (Arquitetura, Escultura, Pintura, Música, Poesia, Dança, Teatro, Cinema, Rádio, Televisão e Fotografia), visando fixar o que as obras literárias trazem, propiciando maior aprendizado e construção de conhecimento.
O professor trará para sala de aula, materiais impressos, videoaulas, etc. para favorecer o entendimento do aluno. Após o estudo, os alunos representarão suas obras através de materiais práticos como cartazes, livrinhos, quadros, esculturas, etc.
FACOC – Feira de Artes e Cultura Oliveira Castro
Acreditamos que a educação pode contribuir para exercitar, reconhecer e promover habilidades artísticas, valores éticos e morais ao aluno. A FACOC, visa enaltecer e promover tais valores de forma motivadora e sistemática, indo além dos limites da sala de aula, fazendo parte de um ciclo de inclusão, aprendizado e desenvolvimento, da inteligência cognitiva e emocional do aluno.
Viabilizar e incentivar a prática de esportes
A prática de atividades físicas desde a infância é importante não só para a saúde. Ela contribui para a melhoria da qualidade de vida física, mental, emocional e social. Outra vantagem é que as modalidades esportivas também ajudam no desenvolvimento e na aprendizagem de vários princípios e valores.
Com o esporte, os jovens aprendem a viver melhor em sociedade, atender a normas de conduta em grupo, controlar impulsos e ansiedades, fazer amizades, melhorar a coordenação motora, ser responsável e perseverante, seguir regras de forma disciplinada, cooperar e superar a timidez.
Vantagens do Sistema de Tempo Integral na escola.
1. Orienta os estudos e as tarefas
No dia a dia, o grande volume de distrações e ruídos dispersa o estudante e o desconcentra de suas atividades. Na escola em período integral, o aluno recebe orientação pedagógica especializada para organizar sua rotina. Desse modo, fica mais fácil planejar o tempo a ser dedicado a cada disciplina.
2. Aumenta o rendimento do aluno
Existe um tempo determinado para tudo no período integral: assistir às aulas, resolver questões sobre as disciplinas do dia, estudar, tirar dúvidas, praticar esportes, e desfrutar de momentos de lazer. Com a organização do tempo, proporcionando horas adequadas para cada atividade, os alunos alcançam um nível incrível de autonomia.
3. Proporciona tranquilidade aos pais
Pais e mães que precisam trabalhar fora o dia todo para suprir as necessidades básicas da família encontram na escola integral uma solução. É um ambiente seguro, saudável, confortável e promissor — que também resolve o problema logístico para proporcionar atividades extracurriculares para o filho ao longo do dia.
4. Viabiliza e incentiva a prática de esportes
A prática de atividades físicas desde a infância é importante não só para a saúde. Ela contribui para a melhoria da qualidade de vida física, mental, emocional e social. Outra vantagem é que as modalidades esportivas também ajudam no desenvolvimento e na aprendizagem de vários princípios e valores.
Com o esporte, os jovens aprendem a viver melhor em sociedade, atender a normas de conduta em grupo, controlar impulsos e ansiedades, fazer amizades, melhorar a coordenação motora, ser responsável e perseverante, seguir regras de forma disciplinada, cooperar e superar a timidez.
5. Investe adequadamente o tempo
Em um mundo recheado de distrações tecnológicas em redes sociais, séries, youtube, entre outros, é tentador para a criança ou adolescente procrastinar seu tempo de estudo. A escola integral também pode ser a solução para esse problema. A permanência estendida do aluno na escola permite a distribuição de tarefas e atividades diversificadas e de qualidade.
6. Garante a segurança dos alunos
Matricular os filhos em período integral na escola é garantia de segurança. Nesse cenário, os pais conseguem ter a tranquilidade de saber que as crianças passarão o dia em um espaço seguro, confiável e agradável, com muitas atividades e estímulos pedagógico, sempre muito bem acompanhado por profissionais especializados.
7. Dispõe de professores qualificados
Além de professores especialistas, o sistema de tempo integral dispõe de Psicólogo, Nutricionista e Educador físico de esporte.
8. Horário de funcionamento do Sistema de Tempo Integral
7h10 às 11h10 – aulas regulares
11h10 – Início dos banhos
12h – Almoço
12h30 – Período de descanso
13h30 – Apoio Pedagógico
15h10 – Lanche
16h – Esportes oferecidos: Futsal/ Karatê/ Natação/ Jazz e Dança/ Basquete
9. Fardamento STI: Calção de tactel + camiseta azul e/ou branca. Diariamente o aluno deverá trazer este fardamento para ser utilizado no período da tarde.
Ensino Fundamental II
No Colégio Oliveira Castro, o Ensino Fundamental II 6º ao 9º ano tem como finalidade a formação básica do cidadão em seus aspectos: intelectual, moral, social, cultural, ético e físico. Assim, o conhecimento é o mais eficiente instrumento do homem, sem o qual não é possível alcançar o êxito pessoal e coletivo. Com estrutura completa de ensino, salas confortáveis, laboratórios e apoio multimídia, o aluno embarca no universo do conhecimento com um único destino: aprender de verdade.